Sincronizando sua agenda do Thunderbird com o Google Agenda

Fala pessoal!

Todos sabemos que manter uma agenda já é algo bastante trabalhoso não é mesmo? Imagine tentar manter duas, três ou mais agendas… fora de cogitação!

É por isso que compartilho com todos esta dica que facilitou muito minha vida e espero que seja útil pra vocês também.

Vamos sincronizar a agenda do Thunderbird com o Google Agenda, assim quando você inserir algum compromisso ou tarefa na agenda do Thunderbird, automaticamente será inserido também no Google Agenda, e vice-versa. O que ganhamos com isso? Oras, vamos inserir um compromisso em um único lugar e ter acesso a ele de qualquer lugar e a qualquer hora, seja no notebook, tablet, desktop, pelo navegador, celular… enfim você não terá mais desculpas para se esquecer de um compromisso! Quando um evento disparar um lembrete você receberá o lembrete em todos os seus dispositivos!!

Agora chega de papo e vamos trabalhar. Para você habilitar o recurso de calendário no Thunderbird você precisa estar com a extensão Lightning habilitada. Você pode instalar/habilitar a extensão facilmente pelo próprio Thunderbird, para isto clique em “Ferramentas>Complementos”, procure por lightning e mande instalar/habilitar.

Depois de instalada a extensão, clique no menu “Eventos e Tarefas>Calendário” .

Procure ao lado esquerdo a agenda Padrão, esta agenda é local e todos os dados são armazenados em seu computador local.

Em qualquer área livre onde está a agenda local, clique com o botão direito e escolha a opção “Novo calendário”. Deverá aparecer a seguinte janela:

Vamos escolher a opção “Na rede”, já que queremos que ela sincronize com o Google.

Muito bem, agora você vai clicar na opção calDAV e na Localização digitar o endereço https://www.google.com/calendar/dav/SeuID/events

  • Substitua SeuID por seu e-mail, se for uma única agenda que você tiver. Se for mais que uma, as outras terão como ID uma longa string com o final @group.calendar.google.com.

Clique em avançar, dê um nome para a agenda e escolha uma cor de sua preferência se assim desejar.

Finalize e será pedido a senha do seu e-mail Google. Após inserida a senha sua agenda será compartilhada com o Google agenda.

Tanto faz se você agenda via Thunderbird ou via Google Agenda, as duas sincronizarão automaticamente.

Clicando com o botão direito na conta e indo em propriedades, você poderá alterar o tempo de sincronismo bem como se quer que seja “somente leitura”. Caso opte por somente leitura, seus apontamentos deverão, obrigatoriamente, ser feitos somente via web no Google agenda.

Deixe também a opção “Suporte Offi-line” habilitada, assim você pode criar uma agenda em seu computador mesmo se estivar sem internet e quando tiver acesso a internet a agenda criada irá automaticamente ser sincronizada com sua agenda do Google.

É isso aí meu povo, espero que tenham curtido.

Abraço

TutorLinux

Fonte: http://www.ubuntucampinas.org

Todos os créditos ao autor do post original

www.esperanca.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.